quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Mídia sensacionalista!



Hoje de manhã, me deparei com o canal da record citando skinheads, e generalizando pra cacete, com aquele jeitinho "Datena" de ser, aquele sensacionalismo fora do normal mesmo. Não sei se os que não são de SP, conhecem um programa que passa bem cedo na Record, com um gordinho de óculos que não sei o nome, e um comentarista escroto.
Como é fácil manipular a mente das pessoas através da televisão, né? Como é fácil convencer as pessoas como se a verdade suprema, fosse a da televisão. Como é fácil! Qual foi a notícia afinal? Uns otários espancaram uns emos, e esses caras foram intitulados de skinheads, não sei se foi pela própria televisão, ou por eles mesmos. Depois da notícia dada, o comentarista explicou "de maneira bem clara" o que eram os skinheads: "Xenófobos, não gostam de negros, nem de judeus e têm ódio do mundo." e o apresentador, complementou: "Essas turminhas de skinheads, punks, são turminhas complicadas, hein?!" - Fora outras bostas que foram ditas no programa.
Não preciso ficar aqui, explicando que skinheads têm coisas muito mais úteis pra fazer, do que ficar tretando com emo, e que skinheads não são nazistas, nem xenófobos, nem racistas e blá blá blá - Mas, sempre cito como exemplo situações que ocorrem com nós skinheads, ou punks, ou rappers, que acabam tendo suas subculturas completamente deturpadas por conta da mídia sensacionalista, que faz com que o senso-comum creia que a palavra da televisão, é a verdade suprema, e tudo o que ela disser, é a única verdade. Vale frizar que as pessoas são acomodadas e sempre quando recebem uma informação, nunca procuram questioná-la. O cérebro é apenas uma esponja, que absorve tudo o que vê, aliás, na maioria das vezes, só absorve as coisas negativas, ficando com a mente corroída pela mídia e virando um robozinho seguidor de padrões.
Chega a ser assustador o poder de dominação que a mídia exerce no povo. Chega a ser ridículo a maneira pela qual as pessoas ficam oligofrênicas em função da televisão, e vivem a vida de personagens, vivem as roupas, a personalidade! A mídia tem o poder de mexer com as emoções do senso-comum. O que resta a fazer?! Boicotar?! Não diria isso. Boicotar seria muito radical e optar por fugir da realidade que a grande maioria das pessoas vivem. O certo é ter senso-crítico, trabalhar o senso-crítico que há em nós. Aprender a ver às vezes, e se questionar se tudo aquilo é verdadeiro, sempre reforçando seus pontos de vista. Não basta boicotarmos algo em que grande parte da população vive, pois, para esse senso-comum, a televisão é a única realidade - Mesmo que essa realidade, na verdade, seja ilusória. E vale lembrar: Há programas educativos na televisão. A televisão não precisa ser um viés do sensacionalismo, da baixaria e de programas que só trazem futilidade, machismo, apelo e manipulação. A televisão pode ser um meio de cultura e de informação, mas, infelizmente, esses perdem bruscamente para outros tipos de programa.
Entretanto, façamos nossa parte. Enriqueçamos nossa mente! Buscar por cultura, por informação, pela mídia independente, pela arte. Buscar nos questionar sempre que possível e ir contra o que nos incomoda. O mundo é meu, o mundo é seu, o mundo é nosso. Ao fazer sua parte, ao trabalhar seu conhecimento, sua sabedoria, você colabora com o mundo, com a diminuição da ignorância. A partir disso, podemos repassar o que sabemos para os outros, e melhorar a ignorância parasita, que vive ao nosso redor.

4 comentários:

Pudding disse...

Sobrou até pros Punx essa notícia ridícula hahaha
É foda, infelizmente o jornalismo, não só aqui, na maioria das vezes é apelativo. O interesse pela verdade é baixo, o que importa é o ibope apenas. E outra, os nerds que foram presos tão longe de ser skin hahaha tudo cara de metaleiro.

(A)zeiTs (↙↙↙) disse...

tinha um com mais cabelo doque o valderrama ahauahuaa

Leo Antifa disse...

.........
E mais uma noticia envolvendo Skinheads. Mas o detalhe desta é que os "Skinheads" tinham cabelo (?) O que sera que as pessoas que sao manipuladas pela midia vao pensar agora? É lamentavel! Pra ser bem sincero, nao pode se esperar muito de quem assiste a este programa da Record, o nome do cara é Gotinio. Mas na verdade, estas generalizações sao criadas por gente podre, sem alma como estes jornalistas e gente de TV. Generalizações do tipo todo Rapper é ladrão, todo punk é maloqueiro, todo Skin é nazista, todo corinthiano é marginal, na Zona Leste só tem maloca e por ai vai. Fodam se estes palhaços sem alma!

Kika disse...

Eu tinha lido esse texto seu a alguns dias já mas tava sem tempo pra comentar. Ficou mto bom! A mídia sensacionalista é escrota. Eu aboli o assistir televisão da minha vida, nem me anda fazendo falta, muito cultura inútil hehe, perda de tempo total. Jornalistas e apresentadores falam besteiras. É muito drama em cima das coisas, que nem o caso isabela que passou dois meses na tv, mó desnecessário, acho rúdiculo ficar vendendo a desgraça alheia como forma de entretenimento. O sensacionalismo da mídia é ridículo, pricipalmente da globo. Viva a mídia alternativa!