O que corre pela cabeça de alguns políticos está muito longe da compreensão de nós, reles cidadão. Tempos em tempos estes mesmos vem se rebaixar a altura do povo com aquele velho sorriso amarelo mendigar alguns de nossos votos.
Esta democrática-prática-obrigatória impõe que muito joio se eleja para trabalhar pelo e para o povo e defender a vontade da nação. Sabemos também que isso é extremamente ilusório, pois vemos a cada dia um novo escândalo surgindo e cobrindo o escândalo da semana passada. CPIs atrás de CPIs, denúncias, favorecimento e a lista corre a solta.
Pensando em nosso bem estar e por nossa segurança enquanto cidadãos ligado a maior rede de informações e entretenimento, senadores estão tentando aprovar uma lei para que nos sejamos vistos como potenciais criminosos.
Além de imoral ela viola claramente a nossa liberdade. Esta projeto de lei obrigaria todos os provedores de acesso a internet a policiar e fazer o papel de dedo-duro, guardando informações de onde você tem navegado. Se por acaso você estiver baixando alguma coisa e alguma grande negociadora de "arte" como a industria musical ou cinematográfica poderia obter teus dados através do seu provedor que passaria a função de informante/dedo-duro para a polícia ou responsável.
Algumas coisas estão pouco claras e vemos que este senador Azeredo está na verdade tentando favorecer a grandes industrias fono e cinematográficas e desprezando a troca de informação tendo em vista que toda nova idéia se origina de outra idéia.
Se você, professor citar um trecho de um livro na internet e que não tenha pedido permissão do autor você poderá dormir enclausurado. O mesmo para blogs, sites sobre música e qualquer outro de cunho intelectual privado ou copyright.
Listei alguns destes absurdos abaixo.
1- proibir o compartilhamento de arquivos via Torrent. (compartilhar qualquer tipo de arquivos seria proibido)
2- criminalizar o download, a cópia e o envio de vídeos no Youtube que não estejam com as licenças claramente definidas (... "Se o dado ou informação obtida desautorizadamente é fornecida a terceiros pela rede de computadores...a pena é aumentada de um terço")
3- quer impedir o transporte de músicas e arquivos MP3 em iPod (... "nas mesmas penas incorre quem mantém consigo, transporta ou fornece dado sem autorização de seus autores.")
4- definir como crime o arquivamento de filmes que passam na TV (pois a TV digital e o setup box são "os instrumentos de armazenamento de dados eletrônicos ou similares, os instrumentos de captura de dados"- E foi-se o tempo de videocassetes e fitas k7)
5- tornar um ato criminoso o fato de copiar e scanear livros e impressos para o seu computador, pen-drive, sem autorização do autor, mesmo que seja para uso próprio (..."sem autorização do legítimo titular")
6- incentivar a prisão de quem baixa games e aplicativos shareware e os utiliza além do prazo definido pelo vendedor (..."desses se utiliza além do prazo definido ou autorizado")
7- inibir e transformar em criminoso quem cede o sinal da TV a cabo de sua sala para o quarto do seu irmão ou vizinho ("...conversores de sinais de rádio ou televisão digital ou qualquer outro meio capaz de processar, armazenar, capturar ou transmitir dados utilizando-se de tecnologias magnéticas, óticas ou qualquer outra tecnologia eletrônica ou digital similar")
8- transformar milhares de blogueiros que baixam imagens disponíveis na web, com ou sem mudanças em Gimp ou outro software de desenho vetorial, em criminosos. ("... Se o dado ou informação obtida desautorizadamente é fornecida a terceiros pela rede de computadores...a pena é aumentada de um terço.")
Deu pra ver por ai que este projeto do nosso senador Eduardo Azeredo parece irreal aqui no Brasil, mas foi o que o gentil e conservador Sarkozy está tentando empurrar goela abaixo na França.
Estão rolando algumas formas de abaixo assinados pela internet e vou sitar apenas um.
No governo, os milicos já tiram alguns anos nossos proibindo a tecnologia vinda de fora para o Brasil. Não abaixemos a cabeça e deixem que levem uma de nossas fontes de informação.