terça-feira, 7 de julho de 2009

Aprendendo a fazer zines

Todos podem fazer um zine, característica única e que abre as portas pra todos àqueles que gostam de escrever e divulgar idéias. Um zine pode ser repleto de informações do mundo underground, textos subversivos, dicas de músicas, divulgação de bandas, divulgação de gigs, cinema e tudo aquilo que lhe agrada. Temos os famosos "zines virtuais" e não podemos deixar de reconhecer, que esse blog mesmo é um tipo de zine virtual. Mas, nada se compara do que ter o contato manual, de trabalhar com o recorte, fazer colagens, rechear o zine e distribuí-lo, afinal, a internet é um meio de levar para todos os cantos qualquer zine que seja, mas, há aqueles que não tem internet e diga-se de passagem, a sensação de lidar com correspondências e trocas de zines por carta, é muito mais interessante e concreta, do que se restringir apenas via net.
Fazê-lo pela internet e depois imprimí-lo, também vale. Na realidade, o que não deve ser esquecido das características dos zines, é a aproximação que o leitor pode ter com o autor, ou daquele que distribui. E cá pra nós, o tipo de contato via msn, nem se compara com cartas.
Baixá-lo simplesmente, não é tão legal quanto você ter contato com alguém e fazer uma troca via correspondência. Os zines não devem ser deixados de lado, ou trocados por zines/blogs virtuais. O importante é que seja possível ter essas todas essas opções simultaneamente, e incentivar cada vez mais que os jovens se interessem a elaborar zines. O necessário é gostar de ler, pesquisar, escrever, ter criatividade pra montá-lo e "soltar a boca no trombone".
Mandar pro seu amigo lá do sul ou norte, por carta, é uma sensação maravilhosa e quem nunca experimentou, não sabe o que está perdendo.
Basta ter força de vontade e não deixar os planos de um zine, pro lado. Além do que, os zines são ótimos para reunir os amigos e todos elaborarem pensamentos legais para incluir no mesmo.
Então, pegue folha sulfite, tesoura, caneta, chame os amigos, compre umas cervejas e uns rangos legais (caso você não beba, pode ser suco mesmo haha) e mão na massa!
Segue o vídeo do Trama que dá umas dicas legais de como se montar um zine.



DO IT YOURSELF!

Um comentário:

The Giant Claw disse...

Cara valeu ae pelas dicas !