segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

NACIONALISMO DOS SKINHEADS BRASILEIROS, autor Alessandro Bracht

Olá a todos, venho divulgar um artigo muito interessante publicado na revista Sæculum - REVISTA DE HISTÓRIA, no ano de 2005, escrito pelo grande historiador Alessandro Bracht.
Chama-se O NACIONALISMO DOS SKINHEADS BRASILEIROS, o autor Faz uma interessante análise sobre a adaptação dos valores de extrema direita feitas pelos 'Tupiniskins', mostrando algumas semelhanças e diferenças ideológicas entre os grupos White Power e Carecas.

Baixar arquivo

3 comentários:

Vidiball Oi! disse...

Li o artigo de Alessandro Bracth. É interessante o texto, interessante para quem conhece do que se trata.

O texto mostra bem a confusão entre os FACISTAS nacionalistas tupiniskins como foi colocado, carecas, neonazis etc.

O texto é uma crítica de certa forma aos confusos citados com suas ideologias importadas de outras culturas, mas que não são aplicadas aqui com alguma justificativa "menos ridicula" que da AMÉRICA DO NORTE e EUROPA.

Na real, a única parte do texto que eu realmente me interessei foi o surgimento dos CARECAS e os PUNKS da capital... O resto, eh essa merda toda que já conhecemos!

Pena que não falaram tanto de nós, SKINS DA EXTREMA ESQUERDA!

Dizzy disse...

Po Vidiball, massa que tu curtiu. Esse blog tem mó fama, mas tá abandonado, vou fazer um esforço pra ele voltar a ativa.

Então velho, esses temas são relativamente novos no mundo acadêmico aqui do brasil. Até porque agora q os skinhead tradicionais e os RASH vemm crescendo e ganhando força. Há varios trabalhos acerca de grupos nacionalistas, mas se o autor assimila skinhead com nazi, ele nao tem conhecimento nenhum do assunto, ao contrário do Bracht. O foco do dele nao era os trads nem os rash, mas ele deixa claro q esses grupos existem.

Se o pessoal tiver curtindo o texto, que apesar de ser bem científico retrata bem nossa realidade. eu tou na pilha de postar outros.

Abraço brother

Cabral disse...

Integralismo é baseado na doutrina católica de ideal da sociedade, uma sociedade corporativa, contra os ideais da Revolução Francesa e do iluminismo, ou seja, uma MERDA (sem ofender a merda)!! Esse ideal católico foi exposto por um papa conhecido como Leão XIII, através de uma bula papal chamada Rerum Novarum...Mussolini, que criou o estado do Vaticano para essa corja de padres, apoiou a igreja que, em troca, o apoiou também, etc, etc...
Essa maldita perseguição aos que pensam contra o establishment das religiões no mundo, isto é, os iluministas, ou, antes os renascentistas do século XVI, os modernistas (inclusive pra quem não sabe skinhead e punk são frutos direto do modernismo, ou seja, há uma incompatibilidade radicalmente paradoxal ser skin e de extrema direita, ou seja, só existe skin de direita por joga de tais partidos para cooptar a juventude...).
Deu pra perceber que sou anticatólico, antiprotestante, enfim, anti-religião, por entender que se trata de farsas histórico-doutrinárias de "doutrinas" perniciosas à humanidade, inclusive o ateísmo, por entender que o ateísmo é fruto das malditas religiões, etc, etc...
AOS QUE ADORAM LAMBER CU DE PADRE E PASTOR, ISTO É, INTEGRALISTAS, FASCISTAS, NAZISTAS, TFP, OPUS DEI, ARAUTOS DO EVANGELHO, ETC, ETC, FICA O AVISO. SEU NACIONALISMO FEDE A BATINA! HAHAHAHAHA