sexta-feira, 26 de junho de 2009

Israel vende propriedades de refugiados palestinos


(Soldado de Israel e criança palestina)


Um centro palestino de direitos humanos advertiu que Israel tenta vender, para setores privados, as propriedades de refugiados palestinos expulsos da região em 1948.

O Centro palestino de Justiça e Direitos Humanos revelou que o Departamento de Terras Israelenses criou concorrências para vender propriedades de refugiados palestinos expulsos das cidades de Nazaré, Haifa, Jaffa, Lod, Aca e Bissan (Beit She'na) controladas atualmente pela Autoridade de Desenvolvimento, uma empresa israelense de Habitação.

Segundo o centro palestino, Israel já teria publicado 96 concorrências em 2007, 109 em 2008 e 8 desde o início de 2009.

A advogada Suhad Bishara teme que a venda dos bens confiscados ilegalmente significa, na prática, o fim do direito dos refugiados palestinos às suas propriedades, apesar desse direito ser garantido pela história, pela política e pelos direitos internacionais.

Ela acrescentou que a venda dos bens dos refugiados palestinos para o setor privado israelense é ilegal até de acordo com a lei israelense, uma vez que a venda desses imóveis viola o direito dos proprietários ausentes até a solução definitiva do problema dos refugiados. E viola os Direitos Humanos internacionais que garantem o respeito ao direito de propriedade privada, e proíbe que as mesmas sejam confiscadas após o fim das guerras.

Segundo a instituição palestina, 48% dos imóveis na região eram árabes em 1948, 6% judaicas, 6% publicas e 40% terras não cultivadas na região de Beersheba no sul do país.

Fonte

Um comentário:

(A)zeiTs (↙↙↙) disse...

Alem de pisar em vc, vendem o que é seu!

Ótimo post, Tatá!
XD